quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Escola Estadual São Vicente de Paula recebe a Caravana Pixaim da CUFA-MT‏



A Caravana Pixaim, ação desenvolvida pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT) colocou o pé na estrada, mas precisamente para o Norte de Mato Grosso, onde visitou duas cidades de grande destaque no cenário estadual. A primeira parada foi na cidade de Sinop, no dia 03 de agosto, na cidade de Sorriso, na Escola Estadual Ignácio Schevinski e no dia 04 de agosto veio aqui na Escola Estadual São Vicente de Paula. Os alunos também tiveram a oportunidade de apresentar sua criatividade artística por meio de apresentações culturais.



A Caravana Pixaim é um projeto do Núcleo Maria Maria da CUFA-MT, ação que este ano visitará 30 municípios do Estado. A ação compreende o lançamento e a distribuição de quatro mil exemplares da segunda edição do livro “Cabelo Ruim?”, de Neusa Baptista, e apresentação da peça teatral homônima, que é encenada pelo Grupo Tibanaré de Teatro. São oferecidas também oficinas de leitura e de trança afro nas escolas visitadas. Toda a ação e viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio do Grupo André Maggi.




Na cidade de Sinop, a Caravana contou com a participação do Ponto de Cultura Juventude Sinopense Ativa, que oferece atividades voltadas às artes urbanas, com oficinas gratuitas de graffiti e break entre outras. A CUFA-Sinop também estará presente, levando para a ação da Caravana Pixaim dançarinos de break.. Em Sinop oito escolas da rede municipal de ensino já estão confirmadas no evento, duas farão apresentações são elas: Escola Uilibaldo com a “Capoeira Makulelê” e a Escola Armando Dias com a dança "África em mim”.




Sinop e Sorriso possuem características semelhantes. Elas foram povoadas, em sua maioria, por imigrantes da região Sul do Brasil. Segundo Neusa Baptista, coordenadora do projeto, ”em julho, passamos pelas cidades da baixada cuiabana, onde havia um predomínio da influência negra, e agora vamos terras fortemente influenciadas pela cultura sulista, de origem européia. Será uma experiência muito interessante, com certeza, apreciar esta diversidade”. De acordo com ela, essa é uma oportunidade também de contribuir para a discussão sobre a aplicação da lei 10.639/03, que trata da inclusão no currículo escolar das discussões sobre a História do Negro e a contribuição dos afro-descendentes na cultura brasileira.

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